saúde

Estudo mostra relação entre o tamanho da barriga e maior risco de morte por câncer de próstata

A cada 10 centímetros a mais na circunferência abdominal em obesos faz com que o risco da doença fatal cresce 7%

O aumento da gordura na barriga pode estar ligado ao câncer de próstataO aumento da gordura na barriga pode estar ligado ao câncer de próstata - Foto: Pixabay

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford mostra que o aumento da gordura na região da barriga está intimamente ligado ao aumento de câncer de próstata. A pesquisa, apresentada ao longo do Congresso Europeu de Obesidade e publicada no periódico BMC Medicine, mostra que a cada 10 centímetros a mais de circunferência abdominal o risco desse tipo de câncer cresce em 7%.

A análise — que consiste na reavaliação de duas dezenas de estudos que englobaram 2,5 milhões de homens – oferece números que apontam para o maior gravidade da doença, no geral, entre os que apresentam obesidade. Contudo, a medida da circunferência abdominal mostrou-se uma maneira específica de exemplificar o aumento da letalidade da doença. Estima-se, de acordo com os pesquisadores que 1,3 mil mortes por câncer de próstata poderiam ser evitadas anualmente no Reino Unido, onde o estudo foi realizado.

A pesquisa, por exemplo, mostra que a cada cinco pontos acrescidos no cálculo do IMC, que leva em conta a altura e o peso, o aumento do risco de morte por câncer de próstata cresce 10%.

Os estudos que compõem essa pesquisa têm uma característica em comum: todos eles acompanharam os pacientes por longos anos. Ao longo do período, os diversos especialistas acompanharam os indicadores de saúde e, além dos diagnósticos e mortes em decorrência do câncer de próstata.

Embora as medidas para avaliar o que, de fato, configura o sobrepeso e a adiposidade tenham se alterado ao longo dos anos, manteve-se um achado: aumento de gordura corporal está associada à morte em decorrência desse câncer em específico.

Ao Globo, a pesquisadora Aurora Perez-Cornago, da Unidade de Epidemiologia do Câncer, da Oxford Population Health, afirmou que ainda não está clara a relação entre o aumento da severidade do câncer entre as pessoas com obesidade.

"Não sabemos exatamente a razão. Talvez ocorra por meio de algum mecanismo do corpo (que torne a doença mais letal). Ou então, pode ser algo ligado à demora do diagnóstico de homens com obesidade", afirmou.

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

União Europeia anuncia empréstimo de  35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados
EUROPA

União Europeia anuncia empréstimo de 35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados

Newsletter