Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Etiópia suspende estado de emergência de tempo de guerra

Conflito na região de Tigré começou há 15 meses

Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

O Parlamento da Etiópia suspendeu, nesta terça-feira (15), o estado de emergência imposto em novembro passado, quando rebeldes do Tigré ameaçaram avançar rumo à capital - anunciou o Ministério das Relações Exteriores. 

"A Câmara dos Representantes do Povo da Etiópia aprovou hoje levantar o estado de emergência de seis meses", informou o ministério no Twitter.

A votação dos parlamentares seguiu uma proposta do gabinete do primeiro-ministro Abiy Ahmed, que pediu, em janeiro, que se aliviasse o estado de emergência. Originalmente, estava previsto para durar até maio. 

O estado de emergência foi declarado em 2 de novembro, depois que combatentes da Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF) tomaram duas localidades-chave a 400 km de Adis Abeba. 
 

A medida levou a detenções em massa de pessoas da etnia tigré em Adis Abeba e em outros lugares, o que foi condenado por organizações de defesa dos direitos humanos, como a Anistia Internacional.

O estado de emergência coincidiu com uma campanha de mobilização em massa que, junto com ataques de drones, conseguiu repelir a TPLF de volta para Tigré em dezembro. O recuo despertou a esperança de se pôr fim à esta guerra de 15 meses.

Adis Abeba anunciou que não perseguirá os rebeldes no Tigré. Nas últimas semanas, porém, moradores e socorristas relataram uma série de ataques aéreos mortais na região.

O conflito deixou milhares de mortos e forçou outros tantos a fugirem de suas casas. Segundo a ONU, é grande o número de pessoas à beira da fome.

Veja também

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos
Folha Pet

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Newsletter