Logo Folha de Pernambuco

ESTADOS UNIDOS

EUA: 7 estados declaram emergência após tempestade provocar alerta de neve mais intensa em 10 anos

Mistura de neve, granizo e chuva é esperada em partes do país nesta segunda-feira (6)

Neve em Louisville, KentuckyNeve em Louisville, Kentucky - Foto: Luke Sharret/AFP

Uma forte tempestade de inverno nos Estados Unidos na manhã desta segunda-feira (6) fez com que sete estados declarassem estado de emergência. Com alertas de que algumas áreas podem enfrentar a maior nevasca em uma década, Kansas, Missouri, Kentucky, Virgínia, Virgínia Ocidental, Arkansas e partes de Nova Jersey fecharam escolas e escritórios governamentais. Nesta segunda, é esperado que a tempestade se mova para Ohio, com uma geada intensa prevista para se estender até a Flórida.

No fim de semana, pelo menos 600 motoristas ficaram presos no Missouri, e centenas de acidentes de carro foram relatados na Virgínia, Indiana, kansas e Kentucky, onde um policial estadual foi tratado por ferimentos não fatais após seu carro de patrulha ser atingido, publicou a agência Associated Press. O governador de Kentucky, Andy Beshear, disse que os prédios do governo estariam fechados nesta segunda-feira.

— Vemos muitos acidentes por aí com pessoas que não precisam estar nas estradas, então quero pedir: fiquem em casa — disse Beshear.

O pedido foi o mesmo em Charleston, na Virgínia Ocidental, onde vários centímetros de neve caíram até a noite de domingo. A Polícia Estadual da Virgínia relatou pelo menos 135 acidentes no domingo. Em Maryland, o governador Wes Moore pediu que os moradores ficassem longe das estradas durante a tempestade e também anunciou que o governo estadual ficará fechado nesta segunda.

 

"Manter os moradores de Maryland seguros é nossa prioridade. Preparem sua casa e família e carreguem seus dispositivos de comunicação caso de fiquem sem energia”, disse Moore em comunicado.

Kansas foi particularmente atingido. A maior parte do estado estava sob avisos de tempestade de e nevasca no domingo. Na área metropolitana de Kansas City, os moradores se abrigaram em casa em meio a estradas cobertas de gelo e neve, consideradas perigosas demais para viagens. Algumas áreas registraram relâmpagos, trovões e rajadas de vento de até 72 km/h enquanto a tempestade se movia pela região.

As tempestades ainda causaram estragos nas ferrovias do país, com mais de 20 cancelamentos registrados no domingo e cerca de 40 previstos para esta segunda-feira. Quase 200 voos de entrada e saída do Aeroporto Internacional Lambert, em St. Louis, também foram cancelados, de acordo com a plataforma de rastreamento FlightAware.

— Se as autoridades locais estão dizendo às pessoas para não viajarem, é contraproducente tentar executar uma programação completa — disse Marc Magliari, porta-voz da Amtrak, a rede ferroviária estatal dos EUA.

A partir desta segunda-feira, partes dos EUA terão um frio “perigoso e cortante”, segundo meteorologistas ouvidos pela imprensa local. As temperaturas podem ficar de 7 a 14 graus Celsius abaixo do normal, com os estados do Nordeste experimentando vários dias de frio após um início de inverno relativamente ameno. Em Chicago, as temperaturas giravam em torno de -7 a -10 graus Celsius no domingo.

O ar frio provavelmente alcançará o leste do país até a Geórgia, com partes da Costa Leste experimentando temperaturas mínimas de um dígito, segundo o meteorologista Jon Palmer, do Serviço Nacional de Meteorologia. (Com New York Times)

Veja também

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria
conflito

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria

Cavalos de secretário adjunto morto por guarda em Osasco são levados a velório
VELÓRIO

Cavalos de secretário adjunto morto por guarda em Osasco são levados a velório

Newsletter