Logo Folha de Pernambuco

Cooperação

Para EUA, acordo armamentístico Rússia-Coreia do Norte violaria resoluções da ONU

Líderes de ambos os países falaram em uma maior cooperação bilateral

Casa Branca, em Washington (EUA)Casa Branca, em Washington (EUA) - Foto: Unsplash

Os Estados Unidos disseram, nesta terça-feira (15), que a Rússia violará resoluções da ONU se chegar a um acordo de armas com a Coreia do Norte, depois que os líderes de ambos os países falaram em uma maior cooperação bilateral.

"Sem dúvida, qualquer tipo de cooperação de segurança ou acordo sobre armas entre Coreia do Norte e Rússia violaria uma série de resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse Vedant Patel, porta-voz do Departamento de Estado, à imprensa.

Patel destacou que a Rússia dependia de países como a Coreia do Norte e o Irã, duas das nações mais condenadas ao ostracismo no mundo, para apoiar sua "guerra de agressão" contra a Ucrânia, que Moscou invadiu em 24 de fevereiro de 2022.

Nesse sentido, Pavel afirmou: "nossa informação indica que a Rússia está buscando aumentar esse tipo de cooperação militar" com os norte-coreanos.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, falaram em estreitar os laços em mensagens trocadas nesta terça-feira por ocasião do Dia da Libertação Nacional da Coreia do Norte.

As declarações ocorreram após uma visita a Pyongyang do ministro de Defesa russo, Sergei Shoigu.

Kim "enfatizou a necessidade de continuar o desenvolvimento da cooperação estratégica e tática entre os dois países no campo da segurança e da defesa", segundo uma mensagem do ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, citado por agências de notícias russas.

As promessas de uma maior cooperação ocorrem no âmbito de uma reunião entre líderes de Coreia do Sul, EUA e Japão, que será realizada na quinta-feira em Washington, com o objetivo de fortalecer sua cooperação na questão da segurança contra uma Coreia do Norte cada vez mais ameaçadora.

Veja também

Newsletter