Logo Folha de Pernambuco

Economia

EUA acredita ser possível que China responda a um aumento de tarifas

Segundo o The Wall Street Journal, Washington pode quadruplicar as tarifas sobre os veículos elétricos

Bandeiras da China e Estados UnidosBandeiras da China e Estados Unidos - Foto: Freepik

Os Estados Unidos consideram possível que a China responda a um aumento das tarifas americanas sobre os produtos chineses, reconheceu a secretária do Tesouro, Janet Yellen, nesta segunda-feira (13), ao ser perguntada sobre a possibilidade de novas barreiras tarifárias.

O americanos planejam aumentar as tarifas sobre os bens chineses de energias limpas, como os veículos elétricos, as baterias e os produtos solares, e espera-se que o anúncio seja feito essa semana.
 

"O presidente (Joe) Biden acredita que qualquer coisa que façamos deve estar orientada a nossas preocupações e não ser generalizada, e é de se esperar que não vejamos uma resposta significativa chinesa, mas é sempre uma possibilidade", declarou Yellen à Bloomberg TV nesta segunda-feira.

Os Estados Unidos tornarão pública sua decisão após revisar as tarifas impostas durante uma guerra comercial entre Washington e Pequim.

A administração do então presidente republicano Donald Trump introduziu tarifas sobre cerca de 300 bilhões de dólares (1,5 trilhão de reais) vindos da China.

Os funcionários iniciaram desde então uma revisão.

Segundo o The Wall Street Journal, Washington pode quadruplicar as tarifas sobre os veículos elétricos.

Ainda nesta segunda, Yellen disse que não queria se adiantar quanto a um possível anúncio sobre a revisão, mas destacou que "o presidente acredita que é de vital importância que os Estados Unidos tenham um papel e uma presença em indústrias estratégicas como a dos semicondutores e a de energias limpas".

Veja também

Newsletter