Logo Folha de Pernambuco

Notícias

EUA acusa Rússia de usar caças para perseguir drones americanos na Síria

Imagens divulgadas pela Força Aérea dos EUA mostram a abordagem 'intimidatória' dos russos

Caça perto de drone.Caça perto de drone. - Foto: reprodução/vídeo/Força Aérea dos EUA

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de usar caças para perseguir e intimidar drones americanos que realizavam uma operação na Síria. Imagens divulgadas pela Força Aérea dos EUA mostram seus veículos aéreos não tripulados sendo abordados de forma "insegura e não profissional" pelas aeronaves russas.

No vídeo, um caça russo SU-35 se aproxima de um drone MQ-9 Reapers americano. Uma outra imagem mostra quatro sinalizadores arremessados de paraquedas na frente dos drones, o que "as normas e protocolos estabelecidos".

O tenente-general Alex Grynkewich, comandante da 9ª Força Aérea no Oriente Médio, afirmou que um piloto russo posicionou sua aeronave na frente de um MQ-9 e ativou o pós-combustor.

A pós-combustão faz o caça expelir fogo e despejar fumaça no ar. A manobra forçou "nossas aeronaves a realizar manobras evasivas", disse Grynkewich.

O militar descreveu o episódio como "comportamento inseguro e não profissional" por parte das aeronaves militares russas. Os drones americanos faziam uma operação contra alvos do Estado Islâmico na Síria.

"Enquanto três drones MQ-9 dos EUA conduziam uma missão contra alvos do Estado Islâmico, três caças russos começaram a assediar os drones", afirmou Grynkewich.

"Esses eventos representam outro exemplo de ações não profissionais e inseguras das forças aéreas russas que operam na Síria, que ameaçam a segurança das forças americanas e russas", acrescentou.

Veja também

Você se sente cansado? Conheça 6 estratégias para combater a fadiga através da alimentação
SAÚDE

Você se sente cansado? Conheça 6 estratégias para combater a fadiga através da alimentação

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra
Guerra no oriente médio

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra

Newsletter