Logo Folha de Pernambuco

Estados Unidos

EUA adota novas restrições para frear avanço constante do coronavírus

No estado de Washington, onde os casos dobraram nas últimas duas semanas, o governador democrata Jay Inslee proibiu desde o domingo todas as reuniões com pessoas fora do grupo familiar, um dos maiores fatores de contaminação

Coronavírus nos Estados UnidosCoronavírus nos Estados Unidos - Foto: Mark RALSTON / AFP

Leia também

• Trump diz que 'o tempo dirá' se continua na Presidência dos EUA

• EUA enfrenta novo aumento dos casos de coronavírus; Trump aposta em vacinas

• Twitter diz ter marcado 300 mil mensagens 'enganosas' sobre eleições nos EUA

Na ausência de uma estratégia nacional para lidar com a pandemia do novo coronavírus que continua avançando nos Estados Unidos - com mais de 11 milhões de infecções e 246.255 mortes - vários estados e cidades do país adotaram novas restrições. 

As medidas variam fortemente de um lugar para outro e, no caso do Novo México, inclui o confinamento total da população. 

Aqui estão algumas das restrições mais recentes anunciadas:

WASHINGTON

No estado de Washington, onde os casos dobraram nas últimas duas semanas, o governador democrata Jay Inslee proibiu desde o domingo todas as reuniões com pessoas fora do grupo familiar, um dos maiores fatores de contaminação. A menos que a pessoa entre em quarentena por 14 dias antes do encontro ou em quarentena por sete dias, com um resultado negativo para a covid-19. 

Inslee também proibiu se alimentar dentro de bares e restaurantes, além de restringir para 25% a capacidade máxima em centros religiosos, supermercados e outras lojas. 

Reuniões privadas ao ar livre ou jantares ao ar livre em um restaurante foram limitadas a um máximo de cinco pessoas. 

As medidas vigorarão até o dia 14 de dezembro.

NOVO MÉXICO

Está válida desde esta segunda-feira a ordem de confinamento para a população, exceto para as saídas essenciais. Além disso, todos os estabelecimentos considerados não essenciais suspenderam suas atividades. 

Refeições em bares e restaurantes estão proibidas, apenas entrega de comida é permitida.

MICHIGAN

O estado de Michigan anunciou no domingo o fechamento de escolas de Ensino Médio e universidades, que agora devem oferecer 100% de seus cursos no formato virtual, assim como cinemas e cassinos ou atividades recreativas internas, como boliche. 

Jantares em bares e restaurantes estão proibidos e a recomendação é que se trabalhe de casa sempre que possível. As medidas vigorarão por ao menos três semanas, até 9 de dezembro.

OREGON

A partir de quarta-feira até o dia 2 de dezembro, os restaurantes e bares só poderão vender comida no formato para viagem ou delivery.

A governadora democrata Kate Brown também encerrou todas as atividades recreativas, incluindo museus, academias, zoológicos e jardins, e as reuniões foram limitadas a um máximo de seis pessoas.

NOVA JERSEY

As reuniões internas serão limitadas a 10 pessoas (como já é o caso em Nova York) e as externas a 150 pessoas, anunciou o governador democrata Phil Murphy, nesta segunda-feira. 

Eventos internos, como serviços religiosos, casamentos e funerais, poderão continuar com 25% da capacidade, ou até 150 pessoas, acrescentou.

CALIFÓRNIA

No estado da Califórnia, o governador democrata Gavin Newsom dividiu seus 58 condados em três níveis de risco, e 12 deles estão em alerta máximo. 

Isso implica o fechamento de escolas e refeições em bares e restaurantes apenas na área externa. 

A cidade de São Francisco, onde o risco é considerado mínimo embora os casos da covid-19 tenham aumentado 250% desde outubro, proibiu no sábado as refeições nos estabelecimentos e reduziu a lotação em academias e cinemas.

TEXAS 

As máscaras agora são obrigatórias no Texas, o segundo estado mais populoso do país depois da Califórnia. Mas a maioria das lojas ainda estão abertas, embora o Texas tenha registrado em médoa diariamente, na semana passada, mais de 10.000 novos casos. 

A situação é princialmente preocupante em El Paso, na fronteira com o México, onde foram instaldos necrotérios temporários.

ILLINOIS

O estado de Illinois não impôs o confinamento, mas Chicago, a terceira maior cidade dos Estados Unidos, o fez desde esta segunda-feira pelo período de três semanas, com a exceção das idas à escola, ao supermercado ou ao trabalho, caso não possa ser realizado à distância .

NOVA YORK

Na maior cidade americana - que no início foi o epicentro nacional da pandemia, com o registro mais de 34 mil mortes pela covid-19 - o governador democrata Andrew Cuomo ordenou, na última sexta-feira, o fechamento de bares e restaurantes que vendam álcool, diante do aumento da taxa de novos casos do vírus. 

O prefeito Bill de Blasio cogita fechar escolas públicas, que atendem 1,1 milhão de alunos, se o índice de novos casos atingir os 3% e assim permanecer por sete dias consecutivos. 

Veja também

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático
clima

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático

Newsletter