Logo Folha de Pernambuco

conflito

EUA afirma ter atacado alvos militares huthis no Iêmen

Uma testemunha disse à AFP que ouviu "vários ataques em diferentes locais da capital, Sanaa"

O momento em que um ataque israelense atingiu a torre de controle do Aeroporto Internacional de Sanaa.O momento em que um ataque israelense atingiu a torre de controle do Aeroporto Internacional de Sanaa. - Foto: AFP

Os Estados Unidos afirmaram, nesta terça-feira (31), ter realizado ataques contra alvos militares huthis, particularmente em Sanaa, capital do Iêmen, controlada por estes rebeldes apoiados pelo Irã.

Estes ataques, realizados na segunda-feira, 30, e na terça-feira, 31, tiveram entre outros alvos "um local de comando e controle huthi" e locais de produção e armazenamento "que incluem mísseis e drones", indicou o Comando Central dos EUA para o Oriente Médio (Centcom), na rede social X.

Estes locais, acrescentou, foram utilizados em operações contra navios de guerra e navios comerciais dos EUA na região.

Leia também

• Netanyahu deixou hospital para uma votação no Parlamento de Israel

• EUA sancionam think tanks ligados ao Irã e à Rússia por interferência eleitoral

• Rússia e Ucrânia realizaram ataques na véspera de Ano Novo


Uma testemunha disse à AFP que ouviu "vários ataques em diferentes locais da capital, Sanaa".

O Centcom relatou ter bombardeado locais controlados pelos huthis em Sanaa e na costa do Iêmen.

"Além disso, aviões da Marinha e da Força Aérea dos EUA destruíram um local de radar huthi na costa, sete mísseis de cruzeiro e drones de ataque sobre o Mar Vermelho", detalhou.

O porta-voz huthi, Mohammed Abdulsalam, denunciou a "agressão americana" e "uma clara violação da soberania de um Estado independente e um flagrante apoio a Israel".

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, os huthis lançaram mísseis e drones contra Israel, em solidariedade com os palestinos.

Os rebeldes iemenitas também têm como alvo navios ligados a Israel, aos Estados Unidos ou ao Reino Unido que navegam através do Mar Vermelho e do Golfo de Aden.

Nos últimos dias, os huthis intensificaram a sua ofensiva contra Israel, que bombardeou o aeroporto de Sanaa na quinta-feira.

Os ataques do Centcom "fazem parte da estratégia desenvolvida para enfraquecer os huthis, apoiados pelo Irã, que ameaçam os parceiros regionais, assim como os navios militares e comerciais na região", concluiu o exército dos EUA.

Veja também

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas
DIPLOMACIA

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear
INVESTIGAÇÃO

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear

Newsletter