Logo Folha de Pernambuco

alerta

EUA alertam Israel sobre perigos de escalada de tensões com Hezbollah

Os combates transfronteiriços entre Israel e o Hezbollah ocorrem quase diariamente desde que a guerra com o Hamas em Gaza

Fumaça subindo sobre as colinas nas Colinas de Golã, anexadas por IsraelFumaça subindo sobre as colinas nas Colinas de Golã, anexadas por Israel - Foto: Rabih Daher/AFP

Os Estados Unidos alertaram Israel nesta segunda-feira, 29, sobre a escalada das tensões com o Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã, disseram fontes, enquanto o governo israelense pondera sua resposta a um ataque de foguete do Líbano no fim de semana que matou 12 jovens nas Colinas de Golã.

O ataque aumentou as preocupações sobre um conflito regional mais amplo, mesmo que o Hezbollah tenha negado ter envolvimento no bombardeio. Os combates transfronteiriços entre Israel e o Hezbollah ocorrem quase diariamente desde que a guerra com o Hamas em Gaza começou em outubro.

Na segunda-feira, ataques israelenses mataram duas pessoas em uma motocicleta e feriram outras três no sul do Líbano, disse a agência de notícias estatal do Líbano. Oficiais militares israelenses disseram que atingiram agentes e infraestrutura do Hezbollah.

Um oficial de um grupo libanês disse que o Hezbollah começou a mover mísseis guiados de precisão, mas não quer uma guerra total com Israel. O Hezbollah tem poder de fogo muito superior ao Hamas, e analistas disseram que iniciar uma guerra no norte de Israel enquanto ele está envolvido em Gaza sobrecarregaria os militares israelenses.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu visitou o local do ataque com foguetes na segunda-feira, dizendo que "nossa resposta virá, e será severa".

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter