Logo Folha de Pernambuco

GUERRA ISRAEL-HAMAS

EUA alertarão Israel sobre 'erro' em Rafah apesar de cancelamento de visita

Israel cancelou uma visita a Washington depois que os EUA se abstiveram de uma votação na ONU sobre uma resolução a favor de um "cessar-fogo" em Gaza

Explosão na cidade de Rafah, em GazaExplosão na cidade de Rafah, em Gaza - Foto: AFP

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (25) que buscarão uma forma de alertar Israel sobre um ataque a Rafah, após o cancelamento da visita de uma delegação israelense prevista para abordar o projeto de ofensiva contra esta cidade na Faixa de Gaza.

Israel cancelou uma visita a Washington depois que os Estados Unidos se abstiveram de uma votação nesta segunda-feira na ONU sobre uma resolução a favor de um "cessar-fogo imediato" em Gaza, uma expressão que Washington havia vetado anteriormente.

"Estou certo de que encontraremos outras formas de transmitir nossas preocupações", disse à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Acrescentou ainda que o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, provavelmente abordará a questão com o ministro de Defesa israelense, Yoav Gallant, em uma visita a Washington.

"Acreditamos que este tipo de invasão em grande escala seria um erro, sobretudo devido aos riscos para civis, que seriam imensos", disse Miller.

Segundo ele, o governo israelense não apresentou um plano coerente para a retirada de 1,4 milhão de pessoas que estão refugiadas em Rafah.

"Este tipo de invasão enfraqueceria a segurança de Israel" e "prejudicaria sua posição no mundo", insistiu Miller, em um momento em que os Estados Unidos estão sob pressão por seu apoio a Israel.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter