diplomacia

EUA anuncia acordo de segurança de dez anos com a Ucrânia

Com o acordo, Washington se compromete a treinar o exército ucraniano, fornecer equipamentos de defesa ao país, realizar exercícios e cooperar na indústria de defesa

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (esq) e o presidente dos EUA Joe Biden apertam as mãos após assinarem um acordo bilateral de segurança O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (esq) e o presidente dos EUA Joe Biden apertam as mãos após assinarem um acordo bilateral de segurança  - Foto: Filippo Monteforte / AFP

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira (13), na Itália, onde é realizada a cúpula anual do G7, um acordo de segurança com a Ucrânia para os próximos 10 anos com o objetivo de apoiar o país diante da invasão russa.

“Os Estados Unidos estão enviando hoje um poderoso sinal de nosso forte apoio à Ucrânia, agora e no futuro”, indicou um comunicado americano que acompanha o acordo de segurança, pouco antes da assinatura oficial por parte do presidente Joe Biden e de seu contraparte ucraniano, Volodimir Zelensky.
 

Com o acordo, similar ao que os EUA têm com Israel, Washington se compromete a treinar o exército ucraniano, fornecer equipamentos de defesa ao país, realizar exercícios e cooperar na indústria de defesa.

No entanto, diferentemente do que ocorreria se a Ucrânia fosse membro da Otan, não há compromisso dos EUA em enviar suas tropas para defender o país.

Embora o acordo busque comprometer os próximos governos americanos, seu futuro não está garantido em caso de uma vitória do ex-presidente republicano Donald Trump nas eleições de novembro deste ano.

Veja também

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção
EUA

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 
Maduro

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 

Newsletter