EUA anuncia fim das restrições de entrada para vacinados em novembro
As fronteiras dos Estados Unidos estão fechadas para milhões de viajantes internacionais, inclusive para os vacinados, desde março de 2020
Os Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira (20), que vão levantar em novembro as restrições de entrada no país pela pandemia da Cleovid-19 para todos aqueles que estejam vacinados e se submetam a testes e rastreamento de contatos.
Jeffrey Zients, coordenador da resposta ao coronavírus do governo do presidente Joe Biden, disse à imprensa que a medida entrará em vigor "no início de novembro".
A flexibilização das restrições de viagem, impostas há 18 meses por Donald Trump quando começou a pandemia de coronavírus, marca uma mudança significativa por parte de Biden e responde a uma grande demanda dos aliados europeus em um momento de relações diplomáticas tensas.
Leia também
• Projeto de Paulo Câmara quer exigir vacinação contra a Covid-19 de servidores em Pernambuco
• Ministério da Saúde diz que adolescente teve púrpura trombótica e não relaciona morte à vacina
• Bolsonaro evita exigência de vacina em restaurantes ao comer pizza na rua em NY
O anúncio ocorre em um contexto de grande tensão entre Washington e Paris, após uma aliança estratégica entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, que arruinou um acordo de venda de submarinos da França a este último país.
As fronteiras dos Estados Unidos estão fechadas para milhões de viajantes internacionais, inclusive para os vacinados, desde março de 2020, o que causa dolorosas situações pessoais e familiares, assim como uma crescente impaciência particularmente entre os europeus.
A União Europeia (UE) anunciou em 30 de agosto o retorno das restrições às viagens não essenciais ao seu território a partir dos Estados Unidos, embora tenha deixado aos Estados-membros a possibilidade de levantarem a proibição para as pessoas totalmente vacinadas.