EUA anuncia primeira retirada israelense do Líbano no âmbito de acordo de cessar-fogo
O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, afirmou que o envio de tropas "nas áreas de Jiam e Marjayoun representa um passo fundamental"
As forças israelenses efetuaram uma primeira retirada de uma cidade no sul do Líbano e foram substituídas pelo Exército libanês, conforme o previsto em um acordo de cessar-fogo, informou, nesta quarta-feira (11), o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom).
Leia também
• Exército israelense anuncia morte de quatro soldados no sul do Líbano
• Entenda como o conflito em Gaza e no Líbano explica avanço rebelde contra Assad na Síria
O general Erik Kurilla, chefe do comando, "esteve presente hoje no quartel-general de implementação e supervisão durante a primeira retirada em andamento das Forças de Defesa de Israel e a substituição pelas Forças Armadas Libanesas", como parte do acordo de cessar-fogo, disse o Centcom em um comunicado.
"Este é um primeiro passo importante na implementação de um cessar-fogo duradouro e estabelece as bases para progressos contínuos", declarou Kurilla, segundo o texto do Centcom.
O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, afirmou que o envio de tropas "nas áreas de Jiam e Marjayoun representa um passo fundamental".
"Saudamos os esforços do exército para alcançar a estabilidade no sul", escreveu Mikati em uma publicação na rede X.
Por sua vez, o Exército israelense informou que sua sétima brigada "concluiu sua missão em Jiam e no sul do Líbano".