Logo Folha de Pernambuco

auxílio

EUA anuncia US$ 1,7 bilhão em novo pacote de ajuda militar à Ucrânia

O presidente da Ucrânia disse em uma rede social que estava "profundamente agradecido" ao seu contraparte americano, Joe Biden

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky  - Foto: Serviço De Imprensa Presidencial Ucraniano / AFP

Os Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira (29), um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de 1,7 bilhão de dólares (9,6 bilhões de reais, na cotação atual), que inclui munição de defesa antiaérea e artilharia que Kiev pediu insistentemente para reagir a uma nova ofensiva da Rússia.

Pelo menos 200 milhões de dólares (1,1 bilhão de reais) em equipamentos já estão disponíveis nas reservas militares dos Estados Unidos e serão enviados rapidamente ao campo de batalha, enquanto outro 1,5 bilhão de dólares (8,4 bilhões de reais) irá para novos pedidos que demorarão mais tempo para chegar à Ucrânia, disse em um comunicado o Departamento de Defesa.

O pacote de ajuda militar inclui munição de defesa antiaérea de diferentes tipos: cartuchos de artilharia, munições para lança-foguetes de precisão HIMARS e vários tipos de armas antitanque, entre outros.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse em uma rede social que estava "profundamente agradecido" ao seu contraparte americano, Joe Biden, ao Congresso e aos americanos por seu apoio.

A ajuda anunciada inclui artigos que "são fundamentais para fortalecer a defesa ucraniana, assim como o financiamento para manter equipamentos anteriormente oferecidos pelos Estados Unidos", acrescentou.

Nesta segunda, Zelensky visitou as forças especiais na região fronteiriça de Kharkiv, onde o Exército russo lançou uma ofensiva terrestre surpresa em maio, mas que não conseguiu avanços importantes.

Os Estados Unidos são um aliado militar chave da Ucrânia e se comprometeram a entregar mais de 55 bilhões de dólares (310 bilhões de reais) em armamentos, munições e assistência em segurança desde que a Rússia iniciou sua invasão, em fevereiro de 2022.

Veja também

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos
TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Newsletter