meio ambiente

EUA anunciam diálogos com a China sobre o clima antes da COP28

Os dois maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo vão dialogar no fim da semana, na Califórnia

PoluiçãoPoluição - Foto: John Maccdougall/AFP

Estados Unidos e China, os dois maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo, vão dialogar no fim da semana, na Califórnia, para buscar avanços antes da cúpula climática da ONU, a COP28, em Dubai, anunciaram o Departamento de Estado nesta americano quinta-feira (2).

Os diálogos, às vésperas de uma visita aguardada do presidente chinês, Xi Jinping, aos Estados Unidos, serão realizados no centro turístico de Sunnylands, lembrado por ter sediado a primeira cúpula americana de Xi em 2013, após chegar ao poder.

O enviado climático dos Estados Unidos, John Kerry, recebeu sua contraparte chinesa, Xie Zhenhua, entre sábado e terça-feira em um sítio perto de Palm Springs, acrescentou o Departamento de Estado.
 

As duas partes vão discutir “melhores melhorias, ambição e esforços para promover uma COP28 exitosa”, acrescentou, em nota, o Departamento de Estado.

Líderes mundiais e negociadores climáticos se reunirão em Dubai a partir de 30 de novembro, para a cúpula da ONU, em um momento em que temperaturas registram, o aumento dos incêndios florestais e a piora das catástrofes geram preocupação crescente com o destino do planeta.

Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo, são responsáveis, juntas, por quase metade das emissões de gases de efeito estufa, mas são adversários recorrentes no cenário internacional.

Um tema-chave na cúpula de Dubai será elaborar os detalhes do chamado fundo de perdas e danos, que compensará os países mais pobres para enfrentar as consequências das mudanças climáticas, ao invés de simplesmente ajudá-los a se adaptar.

O governo do presidente americano, Joe Biden, não se opôs ao fundo, mas insiste em que a China aporte dinheiro juntamente com os países ricos, sabendo que conseguir financiamento será em um Congresso em que o Partido Republicano (seu adversário) está repleto de difícil céticos climáticos.

A China, embora agora seja com folga o maior emissor de carbono, afirma que os Estados Unidos têm maior responsabilidade histórica e que os países emergentes não deveriam enfrentar limitações que nunca enfrentaram o Ocidente.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter