Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

EUA anunciam novas sanções contra Belarus e setor russo da Defesa

Casa Branca releva restrições contra Belarus na importação de bens tecnológicos e sanções ao setor de Defesa da Rússia

Joe Biden e Vladimir PutinJoe Biden e Vladimir Putin - Foto: Jim Watson, Grigory Dukor / AFP

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (2) novas sanções pela invasão russa de Moscou, que desta vez afetam a indústria da Defesa da Rússia e as importações tecnológicas de seu aliado, Belarus.

A Casa Branca revelou "restrições radicais contra Belarus para evitar sua importação de bens tecnológicos em resposta a seu apoio" à guerra contra a Ucrânia.

Anunciou, ainda, "sanções dirigidas ao setor da Defesa da Rússia" para "impor custos significativos às empresas russas de desenvolvimento e produção de armas".

Moscou e Minsk estão intimamente ligados e o território bielorrusso foi fundamental para a mobilização das forças russas para invadir a Ucrânia. 

A União Europeia anunciou na quarta-feira sua própria série de sanções, incluindo uma lista negra de 22 oficiais militares de alto escalão bielorrussos e o fim das importações do principal produto de exportação do país: fertilizantes à base de potássio. 

Os Estados Unidos disseram ter como alvo entidades "que estiveram envolvidas, contribuíram ou apoiaram os serviços de segurança russos e bielorrussos, setores militares e de defesa e/ou esforços de pesquisa e desenvolvimento militares e de defesa".

"Esta ação ajudará a evitar o desvio de bens, tecnologias e software para a Rússia através de Belarus e degradará significativamente a capacidade de ambos os países de sustentar sua agressão militar e capacidade de planejar", disse a Casa Branca. 

Também limitará a capacidade de ambos os países de "obter os materiais necessários para apoiar sua agressão militar contra a Ucrânia". 

Em relação à Rússia, os Estados Unidos disseram ter como alvo 22 entidades relacionadas à defesa, "incluindo empresas que fabricam caças, veículos de combate de infantaria, sistemas de guerra eletrônica, mísseis e veículos aéreos não tripulados para os militares russos". 

Também impôs formalmente a sanção anunciada terça-feira por Washington para fechar o espaço aéreo dos EUA a todos os aviões russos, uma medida também adotada pela União Europeia e pelo Canadá.

Veja também

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático
clima

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático

Newsletter