Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

EUA apresentaram projeto de resolução na ONU para um "cessar-fogo imediato" em Gaza, diz Blinken

Texto condiciona ato à libertação de reféns israelenses

 Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA - Foto: Pablo Porciuncula/AFP

Os Estados Unidos submeteram um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU para pedir um “cessar-fogo imediato, ligado à libertação de reféns”, na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado, Antony Blinken, numa entrevista na Arábia Saudita.

“Apresentamos uma resolução ao Conselho de Segurança, apelando a um cessar-fogo imediato ligado à libertação dos reféns, e esperamos que os países a apoiem”, disse Blinken ao Al Hadath News, durante uma visita à Arábia Saudita para discutir a guerra entre Israel e Hamas.

Blinken disse que espera que a iniciativa envie um “sinal forte”. Os Estados Unidos vetaram várias resoluções anteriores do Conselho de Segurança, que apelavam por um cessar-fogo imediato na guerra na Faixa de Gaza.

Blinken reuniu-se na Arábia Saudita com o príncipe herdeiro do reino petrolífero, Mohamed bin Salmán, e na quinta-feira planeja viajar ao Cairo para se encontrar com o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi.
 

A guerra em Gaza eclodiu em 7 de outubro com uma incursão de militantes islâmicos que mataram 1.160 pessoas, a maioria civis, e sequestraram cerca de 250 no Sul de Israel, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses.

Em retaliação, as forças de Israel lançaram uma ofensiva aérea e terrestre que até agora deixou 31.923 mortos, a grande maioria de civis, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde de Gaza.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter