VARÍOLA DOS MACACOS

EUA aprova teste da farmacêutica Roche para detectar varíola do macaco

O laboratório suíço, que desenvolveu um teste para a Covid-19 logo no início da pandemia, foi um dos primeiros a desenvolver um teste para a varíola do macaco

Coleta de material para análise de varíola do macaco (Monkeypox) é feita com um swab na secreção ou na crosta das lesõesColeta de material para análise de varíola do macaco (Monkeypox) é feita com um swab na secreção ou na crosta das lesões - Foto: Divulgação/SES

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos aprovou um teste do laboratório farmacêutico Roche para detectar a varíola do macaco, informou nesta quarta-feira (16) a empresa suíça.

A aprovação da agência americana se deu mediante um processo de emergência acelerado, que permite uma comercialização mais rápida de medicamentos ou ferramentas de diagnóstico, explicou a Roche em comunicado.

O laboratório suíço, que desenvolveu um teste para a Covid-19 logo no início da pandemia, foi um dos primeiros a desenvolver um teste para a varíola do macaco.

O teste aponta duas regiões diferentes do genoma do vírus com menos probabilidades de mutações, de modo que pode continuar sendo detectado em caso de evolução, segundo o grupo suíço.

Destina-se ao uso em suas máquinas Cobas 6800/8800, amplamente disponíveis em laboratórios de análises e hospitais, que fornecem resultados em três horas e meia, de acordo com o comunicado.

Esse teste rápido ajudará a evitar que os pacientes sejam submetidos a exames ou isolamento desnecessários e a garantir que recebam o tratamento adequados o mais rápido possível, acrescenta Roche, que ressalta que os sintomas por si só não são suficientes para diagnosticar o vírus.

Número um do mundo em oncologia, a Roche possui uma grande divisão especializada em diagnósticos, cujo peso aumentou significativamente desde a pandemia de Covid-19 com a demanda por exames de rastreamento do coronavírus.

Nos primeiros nove meses de 2022, esta divisão, que também fornece ferramentas para diagnóstico de câncer ou monitoramento de diabetes, gerou vendas de 13,8 bilhões de francos suíços (14 bilhões de euros), ou seja, quase 30% das vendas do grupo.

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