Logo Folha de Pernambuco

mísseis

EUA aprova venda de mísseis ao Japão por U$S 3,6 bilhões

A DSCA enviou nesta sexta-feira a notificação necessária ao Congresso

Bandeira do Japão Bandeira do Japão  - Foto: Freepik/Reprodução

Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (3), a aprovação de uma venda de até 1.200 mísseis ar-ar avançados e equipamentos relacionados ao Japão, um dos aliados mais próximos de Washington na Ásia, no valor de 3,6 bilhões de dólares (R$ 22,1 bilhões).

A presença cada vez mais forte da China em territórios disputados no Pacífico tem causado a ira do Japão nos últimos anos, o que levou Tóquio a reforçar seus laços de segurança com os Estados Unidos e outros países.

"Esta proposta de venda apoiará os objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, ao melhorar a segurança de um importante aliado que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na região do Indo-Pacífico", disse a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa dos Estados Unidos (DSCA) em um comunicado.

"A proposta de venda melhorará a capacidade do Japão de enfrentar as ameaças atuais e futuras, por meio da defesa de sua pátria e do pessoal dos Estados Unidos estacionado lá", continuou.

A DSCA acrescentou que "o Japão não terá dificuldade em absorver esses itens e serviços em suas forças armadas".

O Departamento de Estado aprovou a possível venda e a DSCA enviou nesta sexta-feira a notificação necessária ao Congresso, que ainda deve dar a aprovação final à transação.

Veja também

Inmet alerta para chuvas em grande parte do país
TEMPO

Inmet alerta para chuvas em grande parte do país

Vassourinhas do Recife celebra aniversário no 1º Arrastão do Frevo do ano, neste domingo (5)
Frevo

Vassourinhas do Recife celebra aniversário no 1º Arrastão do Frevo do ano, neste domingo (5)

Newsletter