Logo Folha de Pernambuco

Casa Branca

EUA atribui ao grupo Resistência Islâmica no Iraque ataque à base na Jordânia

Os serviços de inteligência "confiam" em que o ataque foi obra do grupo Resistência Islâmica no Iraque

Bandeira dos EUABandeira dos EUA - Foto: Reprodução/Internet

A Casa Branca atribuiu, nesta quarta-feira (31), ao grupo Resistência Islâmica no Iraque a autoria do ataque com drones que matou três soldados americanos em uma base na Jordânia.

Os serviços de inteligência "confiam" em que o ataque foi obra do grupo Resistência Islâmica no Iraque, uma coalizão de milícias apoiadas pelo Irã, declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

Este grupo "inclui" as brigadas do grupo xiita libanês Hezbollah, destacou, abstendo-se de responsabilizá-lo pelo ataque. Este movimento anunciou na terça-feira que "suspendia" suas operações militares contra as forças americanas.

O ataque, realizado no domingo, teve como alvo uma base logística americana em pleno deserto jordaniano, na fronteira com o Iraque e a Síria. Três pessoas morreram e várias ficaram feridas, segundo porta-vozes militares americanos.

"Responderemos no momento e da forma que escolhermos, segundo nosso calendário", afirmou Kirby, acrescentando que o presidente americano, Joe Biden, já decidiu que vai reagir.

"Só porque não se viu nada nas últimas 48 horas, não significa que nada será visto", esclareceu Kirby, antes de acrescentar: "o primeiro que você vir não será o último".

Os Estados Unidos têm sofrido vários ataques contra suas posições no Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, no começo de outubro, mas até o último domingo, não haviam sofrido nenhuma baixa.

Veja também

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo
ARGENTINA

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Newsletter