Logo Folha de Pernambuco

Relações

EUA autoriza algumas transações com títulos da venezuelana PDVSA

Washington aplica uma série de sanções à Venezuela após a reeleição de Nicolás Maduro em 2018

Washington aplica uma série de sanções à Venezuela após a reeleição de Nicolás MaduroWashington aplica uma série de sanções à Venezuela após a reeleição de Nicolás Maduro - Foto: Evaristo Sá/AFP

O governo dos Estados Unidos autorizou algumas transações com títulos da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), informou o Departamento do Tesouro nesta quarta-feira (19).

Washington aplica uma série de sanções à Venezuela após a reeleição de Nicolás Maduro em 2018, por considerá-la "fraudulenta". Essas medidas incluem, desde 2019, a proibição da comercialização do petróleo venezuelano.

Mas a Casa Branca vem afrouxando o embargo há meses principalmente devido à crise energética provocada pela invasão russa da Ucrânia.

A Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), do Departamento do Tesouro, emitiu uma licença geral na qual informa que todas as transações nos "8,5% dos títulos" da PDVSA proibidas "estão autorizadas" a partir de 20 de outubro de 2023.

A autorização não abrange nenhuma outra atividade proibida, especifica o governo.

A nova licença entra em vigor nesta quarta-feira e substitui uma semelhante emitida em abril.

Há algum tempo, o governo dos Estados Unidos se mostra disposto a suspender progressivamente as sanções financeiras impostas à Venezuela, caso sejam alcançados acordos entre Maduro e a oposição para as eleições marcadas para o ano que vem.

Washington pede que as eleições, nas quais Maduro concorre à reeleição, sejam "livres e justas".

Na noite de segunda-feira, o governo e a oposição se reuniram em Bruxelas com o presidente Lula e os seus contrapartes da França, Argentina e Colômbia, para discutir uma fórmula para que as eleições presidenciais de 2024 sejam reconhecidas pela comunidade internacional.

Veja também

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Newsletter