Diplomacia

EUA: China deve escolher 'diplomacia', e não 'pressão' sobre Taiwan

As duas potências lidam com a situação há 40 anos

O presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy (à direita), e a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, falam à imprensa após uma reunião bipartidária na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, CalifórniaO presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy (à direita), e a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, falam à imprensa após uma reunião bipartidária na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia - Foto: Frederic J. Brown/AFP

Os Estados Unidos disseram à China, nesta quinta-feira (6), que escolha a "diplomacia", em vez da "pressão militar" sobre Taiwan, após Pequim enviar navios de guerra na sequência da reunião entre a presidente da ilha e o presidente da Câmara de Representantes dos EUA.

"Continuamos pedindo a Pequim que ponha fim à sua pressão militar, diplomática e econômica contra Taiwan e, em seu lugar, participe de uma diplomacia construtiva", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, à imprensa.

"Continuamos comprometidos com manter os canais de comunicação abertos para evitar o risco de qualquer tipo de erro de cálculo", acrescentou Patel.

O porta-voz da diplomacia americana reconheceu "diferenças" entre seu país e a China sobre Taiwan, mas disse que as duas potências lidam com a situação há 40 anos.

A presidente Tsai Ing-wen se reuniu na quarta-feira, na Califórnia, com o presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, que se tornou o americano de mais alto escalão a receber um presidente taiwanês nos Estados Unidos desde que Washington mudou o reconhecimento de Taipei para Pequim, em 1979.

A China, que alertou contra a visita, posicionou navios de guerra nas águas ao redor de Taiwan, embora a reação inicial tenha sido menor do que quando a antecessora de McCarthy, a democrata Nancy Pelosi, visitou Taipei em agosto do ano passado.

Os Estados Unidos descreveram a visita de Tsai como um "trânsito" em sua viagem pela América Central.

“Não há razão para transformar esse trânsito, que é consistente com a política de longa data dos Estados Unidos, em algo que não é, ou um pretexto para reagir de forma exagerada”, insistiu Patel.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter