EUA: Comissão do Congresso defende revogação de status comercial normal com a China
A revogação do PNTR poderia reintroduzir revisões das práticas comerciais da China, dando aos EUA mais alavancagem para lidar com comportamentos comerciais considerados injustos
A Comissão de Revisão de Temas de Segurança e Economia do Congresso dos Estados Unidos recomendou, em relatório divulgado nesta terça-feira, que os parlamentares revoguem o status de Relações Comerciais Normais Permanentes (PNTR, na sigla em inglês) para a China.
"O estatuto PNTR permite à China beneficiar dos mesmos termos comerciais que os aliados dos EUA, apesar do envolvimento em práticas como roubo de propriedade intelectual e manipulação de mercado", avaliou a comissão.
Leia também
• EUA se movimenta para fechar cerco contra Maduro
• EUA: relatório não vê evidência de preparativo da China para guerra iminente com Taiwan
• Brasil e China se juntam para troca de informação no setor elétrico
A revogação do PNTR poderia reintroduzir revisões das práticas comerciais da China, dando aos EUA mais alavancagem para lidar com comportamentos comerciais considerados injustos.
"Esse movimento sinalizaria uma mudança em direção a uma política comercial mais assertiva destinada a proteger as indústrias e os trabalhadores dos EUA contra coerção econômica", pontuou o documento