Drone americano

EUA confirma que huthis derrubaram drone americano no Iêmen

Os huthis, que tomaram o controle da capital iemenita Sanaa em 2014

Os rebeldes huthis do Iêmen derrubaram um drone MQ-9 Reaper americanoOs rebeldes huthis do Iêmen derrubaram um drone MQ-9 Reaper americano - Foto: AFP

Os rebeldes huthis do Iêmen derrubaram um drone MQ-9 Reaper americano, disse um alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos nesta quarta-feira (8), confirmando, assim, a reivindicação que o grupo apoiado pelo Irã havia feito mais cedo.

Os huthis, que já tinham derrubado um drone americano, disseram em um comunicado que o MQ-9 estava realizando ações de espionagem "como parte do apoio americano" a Israel pela guerra contra o Hamas.

"Uma aeronave militar americana MQ-9, pilotada de forma remota, foi derrubada na costa do Iêmen por forças huthis", informou o funcionário do Pentágono.

Os huthis, que tomaram o controle da capital iemenita Sanaa em 2014, fazem "parte do eixo de resistência", como se autointitulam as forças inimigas de Israel.

Os Estados Unidos aumentaram o apoio militar a Israel e reforçaram o contingente americano na região depois do ataque brutal do Hamas em 7 de outubro que, segundo funcionários israelenses, provocou a morte de mais de 1.400 pessoas.

Desde então, o Exército israelense bombardeia a Faixa de Gaza e já deixou mais de 10.000 mortos, segundo o Ministério da Saúde do território palestino, governado pelo Hamas.

Os huthis lançaram diversos ataques contra Israel nas últimas semanas, e a Marinha americana interceptou vários mísseis disparados pelos rebeldes no mês passado.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter