Conflito

EUA considera 'irresponsável' decisão da China de suspender diálogo sobre clima

China anunciou nesta sexta-feira (5) fim da cooperação com os EUA em negociações de defesa e sobre o clima

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança NacionalJohn Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional - Foto: Chip Somodevilla/AFP

Os Estados Unidos consideraram "irresponsável" a decisão da China de suspender o diálogo com Washington sobre as mudanças climáticas, algo que "pune o mundo inteiro", informou a Casa Branca.

"Eles pensam que estão nos punindo fechando este canal" de comunicação, mas "na realidade estão punindo o mundo inteiro porque a crise climática não conhece limites geográficos ou fronteiras", disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.

"Achamos que isso é basicamente irresponsável", completou.

"O maior emissor de gases de efeito estufa do mundo agora se nega a discutir os passos cruciais necessários para combater a crise climática que afeta nossos aliados, desde o aumento das águas nas ilhas do Pacífico até os incêndios na Europa", lembrou.

"Os chineses podem fazer muito para reduzir as tensões simplesmente interrompendo esses exercícios militares provocativos e abaixando o tom", acrescentou Kirby.

O porta-voz ainda garantiu que os Estados Unidos vão continuar a manter contatos militares "ao mais alto nível" com a China, apesar de Pequim ter suspendido vários acordos de cooperação, principalmente nesta área.

A China realiza desde quinta-feira (4) manobras militares ao redor de Taiwan, as maiores até hoje, em represália à recente visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha.

Nesta sexta-feira, Pequim anunciou a suspensão da cooperação com os Estados Unidos no que se refere à mudança climática e defesa.

Os Estados Unidos insistem que não mudaram sua política em relação a Taiwan.

Uma política que poderia ser resumida da seguinte forma: Washington apoia militarmente o governo autônomo de Taiwan, reconhece a soberania chinesa e se opõe tanto à tentativa de independência total da ilha quanto à tomada do poder pela China.

A China considera a ilha como uma de suas províncias históricas e, portanto, se opõe a qualquer iniciativa que dê legitimidade internacional às autoridades taiwanesas e a qualquer contato oficial entre Taiwan e outros países.

Veja também

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País
Saúde

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca
clima

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca

Newsletter