Logo Folha de Pernambuco

Coreia do Norte

EUA, Coreia do Sul e Japão condenam disparos de mísseis norte-coreanos

Mais cedo, a Coreia do Norte disparou dois mísseis que caíram na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão

míssil sendo lançado por uma unidade do Exército do Povo Coreano, encarregado de missões operacionais na Frente Ocidental, em um localização não revelada na Coreia do Nortemíssil sendo lançado por uma unidade do Exército do Povo Coreano, encarregado de missões operacionais na Frente Ocidental, em um localização não revelada na Coreia do Norte - Foto: KCNA VIA KNS / AFP

Os Estados Unidos e os seus aliados, Japão e Coreia do Sul, condenaram, nesta quinta-feira (15), em uma declaração conjunta, os últimos lançamentos de mísseis norte-coreanos.

"Esses disparos constituem uma clara violação a múltiplas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e demonstram a ameaça que as armas ilegais de destruição em massa e os programas de mísseis balísticos (da Coreia do Norte) representam para a região", diz o comunicado.

Mais cedo, a Coreia do Norte disparou dois mísseis que caíram na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão após advertir que "inevitavelmente" daria uma resposta às manobras conjuntas realizadas por Estados Unidos e Coreia do Sul.

A declaração tripartite refletiu o crescente degelo nas relações entre Japão e Coreia do Sul, um dos principais objetivos da política externa de Washington, que reforça suas alianças em uma região posta à prova pela Coreia do Norte e a expansionista China.

"Os Estados Unidos reafirmam categoricamente seus firmes compromissos de segurança com o Japão e com a República da Coreia", como é oficialmente denominada a Coreia do Sul, diz o comunicado.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter