Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

EUA "decepcionado" com decisão de Nauru de romper laços com Taiwan

China considera Taiwan parte de seu território e insiste em sua intenção de recuperar seu controle

O secretário de Estado americano, Antony BlinkenO secretário de Estado americano, Antony Blinken - Foto: Jonathan Ernst/AFP

Os Estados Unidos manifestaram “decepção” na segunda-feira (15) com o fato de Nauru, um pequeno país insular no Pacífico Sul, mudando seu reconhecimento diplomático de Taiwan para a China.

“Embora a ação do governo de Nauru, em 15 de janeiro, de romper seus laços diplomáticos com Taiwan seja uma decisão soberana, não deixa de ser decepcionante”, disse o Departamento de Estado Americano.

Numa medida que reforça as ambições de Pequim na região, o governo de Nauru disse na segunda-feira que não considerará mais Taiwan "como um país à parte", mas como "uma parte inalienável do território da China".

Com uma população de cerca de 12.500 pessoas, Nauru é o último país do Pacífico a virar as costas à sua longa relação com esta ilha autônoma e democrática.

A China considera Taiwan parte de seu território e insiste em sua intenção de recuperar seu controle, à força, se necessário.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter