Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

EUA determinam saída de pessoal não essencial da capital da Nigéria

Retira de pessoal diplomático não essencial aconteceu devido a possível "risco elevado de ataques terroristas", disse Departamento de Estado

Capitólio dos EUACapitólio dos EUA - Foto: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Os Estados Unidos ordenaram nesta quinta-feira (27) a saída do pessoal diplomático não essencial e de seus familiares de Abuja, capital da Nigéria, devido "ao risco elevado de ataques terroristas", segundo comunicado do Departamento de Estado.

Washington já havia dado permissão nesta semana para que essas pessoas deixassem a cidade caso desejassem. Vários governos ocidentais recomendaram recentemente a seus cidadãos que limitassem suas viagens àquele país.

Os moradores de Abuja e seus arredores estão cada vez mais preocupados com a insegurança, depois que mais de 400 detentos, entre eles dezenas de supostos jihadistas, fugiram em julho da prisão de Kuje, nos arredores da capital.

A polícia e o Exército anunciaram que haviam reforçado as medidas de segurança na capital e em seus arredores, mas Abuja está cercada de áreas montanhosas e de mata difíceis de controlar.

Após as advertências reiteradas do Ocidente, autoridades nigerianas asseguraram que "foram tomadas todas as precauções necessárias". 

Os jihadistas costumam atacar em regiões do nordeste da Nigéria, longe da capital federal, mas há células islamitas em outras partes do país.

Veja também

Gabrielzinho é eleito o melhor alteta paralímpico por jornal francês
melhores

Gabrielzinho é eleito o melhor alteta paralímpico por jornal francês

Nunes convida Campos Neto para secretaria da Fazenda de SP, mas presidente do BC recusa oferta
são paulo

Nunes convida Campos Neto para secretaria da Fazenda de SP, mas presidente do BC recusa oferta

Newsletter