EUA discutem projeto de lei para banir o TikTok do país
A justificativa é que a rede social chinesa estaria sendo usada para espionar cidadãos americanos
Legisladores dos Estados Unidos anunciaram um projeto de lei para banir o TikTok no país. A justificativa é que a rede social de vídeos curtos criada na China pode estar sendo usada para espionar cidadãos americanos ou censurar conteúdos.
O anúncio da medida, que é bipartidária - ou seja, é do interesse tanto de Republicanos quanto dos Democratas - , foi feito pelo senador republicano Marco Rubio.
A legislação bloquearia todas as transações de qualquer empresa de mídia social dentro ou sob a influência da China e da Rússia, informou o gabinete de Rubio em um comunicado à imprensa, acrescentando que um projeto de lei na Câmara dos Deputados dos EUA foi patrocinado pelo congressista republicano Mike Gallagher e pelo democrata Raja Krishnamoorthi.
Em nota, a porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, afirmou que a rede social está atuando para diminuir as preocupações dos políticos dos EUA.
Leia também
• Anitta e Ana Castela vencem TikTok Awards 2022; conheça todos os premiados
• TikTok Awards 2022: Sabrina Sato usou cinco figurinos na premiação; veja fotos dos looks dos famosos
• Estado de Indiana, nos EUA, processa TikTok por riscos para menores e brechas de segurança
“É preocupante que, em vez de encorajar o governo a concluir sua revisão de segurança nacional do TikTok, alguns membros do Congresso tenham decidido pressionar por uma proibição politicamente motivada que não fará nada para promover a segurança nacional dos Estados Unidos”, disse a representante da rede social chinesa.
A a porta-voz do TikTok ainda acrescentou:
“Continuaremos a informar os membros do Congresso sobre os planos que foram desenvolvidos sob a supervisão das principais agências de segurança nacional de nosso país – planos que estamos implementando bem – para proteger ainda mais nossa plataforma nos Estados Unidos”.
O projeto de lei foi apresentado no momento em que o debate em relação ao TikTok cresceu em Washington nas últimas semanas, após uma tentativa fracassada do governo do então presidente Donald Trump de proibir o aplicativo de compartilhamento de vídeos.
Em uma audiência realizada no mês passado, o diretor do FBI, Chris Wray, afirmou que as operações do TikTok em solo americano levantam preocupações de que possam ser usadas pelo governo chinês para influenciar os usuários ou controlar seus dispositivos.
De acordo com agência Reuters, seguindo o exemplo do Congresso, os estados como Alabama e Utah anunciaram que vão propor medidas para proibir a rede social em dispositivos móveis que pertencem aos governos estaduais.
Em 2020, Trump tentou impedir que novos usuários baixassem o TikTok e proibir que cidadãos e empresas americanas fizessem negócios com a dona da plataforma, o que efetivamente bloquearia o uso do aplicativo nos EUA, mas perdeu uma série de batalhas judiciais sobre a medida.