EUA diz que escalada em Nagorno-Karabakh mostra que a Rússia não é parceiro confiável
O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, criticou a Rússia no domingo
Os Estados Unidos afirmaram, nesta segunda-feira (25), que a Rússia declarou não ser um parceiro confiável, após a Armênia culpar Moscou por não impedir as forças do Azerbaijão de capturarem a região de Nagorno-Karabakh.
“Acredito que a Rússia mostrou não ser um aliado de segurança confiável”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, jornalista.
O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, criticou a Rússia no domingo por não ter intervir na semana passada, quando o Azerbaijão tomou territórios de etnias separatistas armênias.
Leia também
• Rússia executa novo ataque em larga escala contra a região ucraniana de Odessa
• Ocidente 'luta diretamente' contra Rússia na Ucrânia, diz Lavrov
• Esteticista premiada e especialista em cílios: quem é a búlgura acusada de espionar para a Rússia
A Rússia enviou forças de paz após os combates de 2020.
“Acreditamos que devemos ter uma missão internacional para garantir transparência, tranquilidade e confiança aos residentes de Nagorno-Karabakh e à comunidade internacional de que seus direitos serão protegidos de acordo com as declarações públicas feitas pelo Azerbaijão”, afirmou Miller.
O Azerbaijão garantiu que respeitará os direitos de todos os cidadãos, independentemente de suas etnias de origem, rejeitando as denúncias da Armênia de que planeja uma limpeza étnica.