Logo Folha de Pernambuco

Estados Unidos

EUA diz que escalada em Nagorno-Karabakh mostra que a Rússia não é parceiro confiável

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, criticou a Rússia no domingo

O Azerbaijão garantiu que respeitará os direitos de todos os cidadãosO Azerbaijão garantiu que respeitará os direitos de todos os cidadãos - Foto: Presidência do Azerbaijão / AFP

Os Estados Unidos afirmaram, nesta segunda-feira (25), que a Rússia declarou não ser um parceiro confiável, após a Armênia culpar Moscou por não impedir as forças do Azerbaijão de capturarem a região de Nagorno-Karabakh.

“Acredito que a Rússia mostrou não ser um aliado de segurança confiável”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, jornalista.

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, criticou a Rússia no domingo por não ter intervir na semana passada, quando o Azerbaijão tomou territórios de etnias separatistas armênias.

A Rússia enviou forças de paz após os combates de 2020.

“Acreditamos que devemos ter uma missão internacional para garantir transparência, tranquilidade e confiança aos residentes de Nagorno-Karabakh e à comunidade internacional de que seus direitos serão protegidos de acordo com as declarações públicas feitas pelo Azerbaijão”, afirmou Miller.

O Azerbaijão garantiu que respeitará os direitos de todos os cidadãos, independentemente de suas etnias de origem, rejeitando as denúncias da Armênia de que planeja uma limpeza étnica.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter