EUA diz que Rússia poderia fornecer caças ao Irã
Porta-voz da Casa Branca ainda afirmou que o Irã já enviou centenas de drones, munições e tanques à Rússia
A Rússia está considerando enviar caças ao Irã como parte de uma crescente cooperação militar entre os dois países à medida que Teerã fornece cada vez mais armas a Moscou para apoiar sua ofensiva na Ucrânia, informou a Casa Branca nesta sexta-feira (24).
"Acreditamos que a Rússia poderia fornecer ao Irã uma cooperação de defesa sem precedentes, com mísseis, eletrônicos e defesa aérea; acreditamos que a Rússia poderia enviar caças ao Irã", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, à imprensa.
Para ele, o Irã, fortemente isolado pelas sanções ocidentais para tentar conter seu controverso programa nuclear, pretende fortalecer suas forças armadas com a ajuda da Rússia em troca do envio de armas, utilizadas pelas tropas invasoras em solo ucraniano.
Leia também
• Protestos e cerimônias na Europa marcam aniversário da guerra na Ucrânia
• De Bucha a Kramatorsk, a Ucrânia homenageia seus mortos na guerra
• Um ano após início de guerra na Ucrânia, oligarcas russos estão US$ 67 bi "mais pobres"
"O Irã também está tentando comprar mais equipamentos militares da Rússia, incluindo helicópteros de ataque, radares e aeronaves de treinamento de combate. No total, o país quer bilhões de dólares" nestes dispositivos, considerou Kirby.
"Estávamos preocupados que isso fosse comum aos dois lados, e o fato é que essa preocupação está se tornando realidade", disse ele.
O porta-voz ainda afirmou que o Irã já enviou centenas de drones, munições e tanques à Rússia.