Logo Folha de Pernambuco

Guerra

EUA diz que Rússia quer desestabilizar a Moldávia para instalar governo alinhado

Ex-república soviética, a Moldávia busca se vincular a instituições ocidentais e é próxima do governo da vizinha Ucrânia

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, falou com a imprensaO porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, falou com a imprensa - Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

Os Estados Unidos acusaram a Rússia, nesta sexta-feira (10), de querer desestabilizar a Moldávia mediante protestos populares para instalar no poder um governo pró-Moscou.

"Acreditamos que a Rússia busca enfraquecer o governo moldavo, provavelmente com o objetivo final de que seja instalada uma administração mais favorável à Rússia", declarou à imprensa o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

Ex-república soviética, a Moldávia busca se vincular a instituições ocidentais e é próxima do governo da vizinha Ucrânia, que luta há mais de um ano contra a invasão russa.

A Transnístria, uma região da Moldávia, é controlada por separatistas apoiados pela Rússia, e Washington acredita que Moscou tenta incentivar uma instabilidade maior.

"Atores russos, alguns com vínculos atuais com a inteligência russa, estão tentado montar e utilizar os protestos na Moldávia para fomentar uma insurreição contra o governo", disse Kirby.

"Confiamos nas instituições democráticas e econômicas da Moldávia e em sua capacidade de responder a estas ameaças e, obviamente, continuaremos dando-lhes um apoio firme", acrescentou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter