EUA e China concordam em organizar cúpula sobre gás metano durante a COP29
China e EUA, os dois principais emissores de gases de efeito estufa, propuseram uma maior cooperação na luta contra as mudanças climáticas
Estados Unidos e China concordaram em organizar conjuntamente uma cúpula sobre o gás metano, um potente gás de efeito estufa, durante a COP29, que vai acontecer em novembro, no Azerbaijão, informou o Departamento de Estado Americano nesta sexta-feira (10).
“Ambas as partes pretendem organizar uma segunda cúpula sobre o metano e outros gases com efeito de estufa além do CO2 durante a COP29”, afirmou a pasta em um comunicado divulgado ao final de dois dias de reuniões entre os emissários climáticos dos dois países, o O americano John Podesta e o chinês Liu Zhenmin, em Washington.
Leia também
• Vendas de veículos na China caem em abril, em meio à guerra de preços de elétricos
• Na China, pessoas ficam de cabeça para baixo após brinquedo de parque travar
• Tropas militares da China dizem ter seguido e monitorado navio dos EUA no estreito de Taiwan
De acordo com o Departamento de Estado, as discussões se concentraram na transição energética, no metano, nos gases de efeito de estufa diferentes do CO2, na economia circular e na eficiência energética, nas cidades e estados/províncias com baixo teor de carbono e no desmatamento.
China e EUA, os dois principais emissores de gases de efeito estufa, propuseram uma maior cooperação na luta contra as mudanças climáticas.
Esta foi a primeira reunião entre os dois países sobre o clima desde a COP28, realizada em dezembro, em Dubai.