Logo Folha de Pernambuco

imigrantes

EUA e México decidem aumentar deportação de imigrantes

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby

Imigrantes Imigrantes  - Foto: Jon Nazca/Reuters

Estados Unidos e México definiram medidas mais rigorosas contra a imigração irregular, como restringir o uso dos meios de transporte e aumentar as expulsões de imigrantes, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira (30).

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu contraparte mexicano, Andrés Manuel López Obrador, decidiram, em conversa telefônica no último fim de semana, tomar medidas concretas para reduzir “as travessias fronteiriças irregulares", informou o governo americano, sem dar detalhes.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, deu algumas pistas hoje.

Tratam-se de medidas mais rigorosas para evitar que meios de transporte públicos sejam usados para a imigração irregular, afirmou. "E do aumento dos voos de repatriação, tanto a partir dos Estados Unidos quanto do México."

Kirby ressaltou que o governo mexicano trabalha "arduamente para reduzir o nível e volume das ondas de pessoas que se dirigem à fronteira” com os Estados Unidos.

A patrulha fronteiriça americana interceptou em março 189.372 vezes imigrantes e solicitantes de asilo que cruzaram ilegalmente a fronteira com o México, a maioria deles latinos, segundo dados oficiais. Em dezembro, foram quase 302 mil.

O fluxo de imigrantes deve aumentar nos próximos meses, com a chegada do calor, ressaltou Kirby.

A crise migratória na fronteira é um tema central da campanha para as eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

Veja também

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter