OPERAÇÃO CONJUNTA

EUA e Reino Unido bombardeiam posições rebeldes huthis no Iêmen

O Ministério da Defesa britânico informou, em um comunicado, que seus aviões realizaram bombardeios

Joe BidenJoe Biden - Foto: Brendan Smialowsk/AFP

Os Estados Unidos e o Reino Unido bombardearam, na madrugada de quinta (30) para sexta-feira, várias posições dos rebeldes huthis no Iêmen, inclusive a capital, Saná, e uma importante cidade portuária, informaram testemunhas e o governo britânico.

Jornalistas da AFP ouviram explosões em Saná e Hodeida, um dos principais portos do país. O veículo de comunicação Al Masirah, controlado pelos huthis, também reportou ataques na cidade de Taez.

Esta emissora iemenita noticiou que os ataques mataram ou feriram "várias pessoas", uma informação que a AFP não pôde verificar de imediato.

O Ministério da Defesa britânico informou, em um comunicado, que seus aviões realizaram bombardeios em "uma operação conjunta com as forças americanas contra instalações militares dos huthis".

O objetivo da operação era "reduzir sua habilidade para persistir em seus ataques contra o comércio marítimo internacional no Mar Vermelho e no Golfo de Áden".

Desde janeiro, Estados Unidos e Reino Unido realizaram vários ataques contra posições deste grupo rebelde que controla partes importantes do Iêmen, inclusive a capital.

Mesmo assim, os huthis, aliados do Irã, continuaram com ataques contra navios no Mar Vermelho em solidariedade com a Faixa de Gaza, cenário da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter