EUA e Reino Unido bombardeiam posições rebeldes huthis no Iêmen
O Ministério da Defesa britânico informou, em um comunicado, que seus aviões realizaram bombardeios
Os Estados Unidos e o Reino Unido bombardearam, na madrugada de quinta (30) para sexta-feira, várias posições dos rebeldes huthis no Iêmen, inclusive a capital, Saná, e uma importante cidade portuária, informaram testemunhas e o governo britânico.
Jornalistas da AFP ouviram explosões em Saná e Hodeida, um dos principais portos do país. O veículo de comunicação Al Masirah, controlado pelos huthis, também reportou ataques na cidade de Taez.
Leia também
• EUA dá permissão à Ucrânia para atacar solo russo com seu armamento para defender Kharkiv
• Ucrânia: Ofensiva russa continua e tropas militares de Putin adentram a região de Kharkiv
Esta emissora iemenita noticiou que os ataques mataram ou feriram "várias pessoas", uma informação que a AFP não pôde verificar de imediato.
O Ministério da Defesa britânico informou, em um comunicado, que seus aviões realizaram bombardeios em "uma operação conjunta com as forças americanas contra instalações militares dos huthis".
O objetivo da operação era "reduzir sua habilidade para persistir em seus ataques contra o comércio marítimo internacional no Mar Vermelho e no Golfo de Áden".
Desde janeiro, Estados Unidos e Reino Unido realizaram vários ataques contra posições deste grupo rebelde que controla partes importantes do Iêmen, inclusive a capital.
Mesmo assim, os huthis, aliados do Irã, continuaram com ataques contra navios no Mar Vermelho em solidariedade com a Faixa de Gaza, cenário da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.