Logo Folha de Pernambuco

Grupo de rebeldes

EUA e Reino Unido lançam novo ataque contra radares dos houthis

Este seria o oitavo ataque da coalizão ocidental contra o grupo rebele, responsável por liderar ataques no Mar Vermelho e contra alvos israelenses em apoio ao Hamas

Comando Central dos EUA, juntamente com as Forças Armadas do Reino Unido, conduzem ataques a alvos HouthiComando Central dos EUA, juntamente com as Forças Armadas do Reino Unido, conduzem ataques a alvos Houthi - Foto: Handout / US Central Command (CENTCOM) / AFP

Os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram novos ataques contra o grupo Houthis, do Iêmen, segundo informaram duas autoridades de defesa americana à CBS News e à CNN.

Na última quarta-feira, os EUA já tinham lançado uma nova ronda de ataques contra o grupo apoiado pelo Teerã, marcando o quarto em menos de uma semana.

O ataque desta segunda-feira (22) seria o oitavo e ocorre em meio a um contexto de tensão elevada na região do Oriente Médio, alimentada não apenas pelos ataques da milícia xiita no Mar Vermelho, mas também por uma possível escalada no conflito entre Israel e o Hamas e pelo comportamento agressivo do Irã nos últimos dias.

A agência de notícias do grupo iemenita, Saba, também teria confirmado o ataque. Em um breve alerta em árabe, os rebeldes escreveram que "as forças britânicas e americanas estão lançando ataques na capital Sanaa e em várias províncias do país".

No fim de 2014, com o apoio de Teerã, a milícia xiita invadiu a capital e derrubou o governo internacionalmente reconhecido e apoiado pela Arábia Saudita. Desde então, os rebeldes controlam não apenas Sanaa, como também boa parte do norte do país.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter