Mundo

EUA elogia 'cooperação' do Talibã em nova retirada do Afeganistão

A porta-voz enfatizou que os esforços continuarão para facilitar as evacuações de americanos e afegãos que trabalharam com a missão dos EUA

Aviões americanos na pista do aeroporto de CabulAviões americanos na pista do aeroporto de Cabul - Foto: Aamir QURESHI / AFP

Os Estados Unidos elogiaram na quinta-feira (9) a "cooperação" e "flexibilidade" do Talibã no primeiro voo de evacuação desde sua retirada do Afeganistão.

"O Talibã cooperou para facilitar a partida de cidadãos americanos e residentes legais permanentes em voos charter" do aeroporto de Cabul, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, sobre o voo para o Catar.

"Eles mostraram flexibilidade e foram práticos e profissionais ao lidar conosco nesse esforço", acrescentou Horne.

A porta-voz enfatizou que os esforços continuarão para facilitar as evacuações de americanos e afegãos que trabalharam com a missão dos EUA.

O primeiro voo para evacuar civis de Cabul desde a retirada das tropas americanas no final de agosto pousou no Catar na quinta-feira com 113 passageiros, incluindo americanos, canadenses, alemães e ucranianos, disse uma fonte próxima da operação à AFP, na capital Doha.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter