Logo Folha de Pernambuco

mundo

EUA envia 275 milhões de dólares em armamento à Ucrânia

Este novo envio de ajuda é o quinto autorizado pelo presidente Joe Biden

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitando uma gráfica que foi destruída por um bombardeio russo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitando uma gráfica que foi destruída por um bombardeio russo  - Foto: Serviço de Imprensa Presidencial da Ucrânia / AFP

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (24) o envio de armas no valor de 275 milhões de dólares (R$ 1,41 bilhão) para “ajudar a Ucrânia a repelir a ofensiva russa” perto da região de Kharkiv.

O material inclui munições para o sistema lançador de foguetes Himars, projéteis de artilharia, mísseis guiados e armas antitanque, armamento de que a Ucrânia “precisa urgentemente”, segundo um comunicado do Departamento de Estado americano.
 

Este novo envio de ajuda é o quinto autorizado pelo presidente Joe Biden desde que o Congresso aprovou um pacote de 61 bilhões de dólares (R$ 314 bilhões) no final de abril, segundo o secretário de Estado Antony Blinken.

Em meio a uma luta interna entre republicanos e democratas, os Estados Unidos demoraram meses para liberar o auxílio prometido pela Casa Branca.

“A ajuda dos lotes anteriores já chegou ao front”, disse Blinken, antes de acrescentar que a assistência anunciada nesta sexta-feira será enviada “o mais rapidamente possível, para que o Exército da Ucrânia possa utilizá-la para defender o seu território e proteger o povo ucraniano”.

Veja também

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo
CIÊNCIA

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano
Diplomacia

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano

Newsletter