MUNDO

EUA envia navios ao Mar Vermelho para impedir que o Irã apreenda petroleiros

Quinta Frota dos Estados Unidos informou que os marinheiros americanos chegaram ao Mar Vermelho no domingo, através do Canal de Suez

Navio de desembarque anfíbio USS Carter Hall (LSD 50) em trânsito no Canal de SuezNavio de desembarque anfíbio USS Carter Hall (LSD 50) em trânsito no Canal de Suez - Foto: US Defense Visual Information Distribution Service (DVIDS) / AFP

Mais de 3 mil soldados dos Estados Unidos chegaram ao Mar Vermelho a bordo de navios de desembarque, em uma nova mobilização para impedir o Irã de apreender petroleiros, anunciou a Marinha americana nesta segunda-feira (07).

Esta operação reforça o posicionamento das forças americanas no Golfo, uma área estratégica para o tráfego internacional de hidrocarbonetos.

Irã, um país em confronto direto com os Estados Unidos, afirmou que a mobilização militar dos EUA na área "nunca forneceu segurança" e que "os interesses [de Washington] nesta região sempre o levaram a alimentar a instabilidade e a insegurança".

Militares americanos chegaram ao Mar Vermelho no domingo, a bordo do USS Bataan e do USS Carter Hall, disse a Quinta Frota dos da US Navy em comunicado.

"Com essas ações, os Estados Unidos demonstram seu compromisso de garantir a liberdade de navegação e impedir o Irã de realizar atividades desestabilizadoras", acrescentou.

"Essas unidades trazem uma significativa flexibilidade e capacidade operacional para nosso trabalho (...) de deter as atividades desestabilizadoras e de diminuição das tensões regionais provocadas pelo assédio e apreensão de navios mercantes pelo Irã", disse à AFP o comandante Tim Hawkins, porta-voz da Quinta Frota.

Segundo os militares americanos, o Irã apreendeu ou tentou apreender, nos últimos dois anos, quase 20 navios de bandeira internacional nesta região.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter