Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

EUA enviará 4 novos sistemas de foguetes de precisão à Ucrânia

Envio dos quatro foguetes Himars totaliza 16 foguetes do mesmo sistema já enviados à Ucrânia

Foguetes de precisão HimarsFoguetes de precisão Himars - Foto: Reprodução / Wikipedia

Os Estados Unidos irão fornecer quatro novos sistemas de foguetes de precisão à Ucrânia para ajudar a combater a invasão russa, disse o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, nesta quarta-feira (20).

Seu homólogo ucraniano, Oleksiy Reznikov, pediu na terça-feira que Washington enviasse mais sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade M142 (Himars). Reznikov alega que, graças a eles, as forças de Kiev foram capazes de destruir cerca de 30 centros de comando russos e depósitos de munição até agora.

Washington enviará "mais quatro sistemas de foguetes Himars, para totalizar 16 (entregues). Os ucranianos têm feito um excelente uso do Himars, e o impacto pode ser visto no campo de batalha", declarou Austin à imprensa no Pentágono.

"A Rússia continua com seu bombardeio incessante, e essa é uma tática cruel que remete aos horrores da Primeira Guerra Mundial. Portanto, a Ucrânia precisa da potência de fogo e das munições para resistir a esse bombardeio e contra-atacar", justificou.

Os Estados Unidos enviarão também munições GMLRS adicionais, que podem atacar com precisão alvos a uma distância de até 80 quilômetros.

Reznikov apontou que são necessários pelo menos 100 desses sistemas para defender a vasta extensão da Ucrânia e lançar uma contra-ofensiva eficaz contra as tropas de Moscou.

O secretário de Defesa renovou também o pedido de munições de maior alcance, de 100 a 150 quilômetros, para isolar as unidades russas de seu apoio logístico.

Os Estados Unidos se recusaram a enviar munições de longo alcance por medo de que a Ucrânia atinja alvos dentro do território russo e potencialmente expanda a guerra para um confronto direto com o Ocidente.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter