governo de exceção

EUA exige que presidente do Peru reverta dissolução do Congresso

A medida foi anunciada horas antes de o Parlamento se reunir para debater um terceiro pedido de impeachment

Casa BrancaCasa Branca - Foto: Karen Bleier/AFP

Leia também

• Cúpula da Aliança do Pacífico é confirmada para 14 de dezembro no Peru

• Próxima cúpula da Aliança do Pacífico será no Peru, diz presidente chileno

• Peru emite alerta sanitário por casos de gripe aviária

Os Estados Unidos exigiram nesta quarta-feira (7) que o presidente peruano, Pedro Castillo, reverta a dissolução do Congresso e permita o funcionamento das instituições democráticas.

"Os Estados Unidos instam fortemente o presidente Castillo a reverter sua tentativa de fechar o Congresso e a permitir às instituições democráticas funcionar, de acordo com a Constituição", escreveu no Twitter a embaixadora dos Estados Unidos em Lima, Lisa Kenna.

"Pedimos ao povo peruano que mantenha a calma durante este período de incerteza", acrescentou.

O presidente Castillo, de esquerda, anunciou a dissolução do Congresso, controlado pela direita, e a instauração de um governo de exceção em uma manobra interpretada como "um golpe de Estado" pela vice-presidente, Dina Boluarte.

A medida foi anunciada horas antes de o Parlamento se reunir para debater um terceiro pedido de impeachment desde que Castillo assumiu o poder, há 16 meses.

O anúncio presidencial, que ocorre pouco mais de 30 anos depois do autogolpe do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), levou a várias renúncias, como a do embaixador do Peru na Organização de Estados Americanos (OEA), Harold Forsyth Mejía.

"Estamos em uma ruptura, pelo menos técnica, da ordem constitucional, o que constitui naturalmente uma afronta muito grave para o processo constitucional no Peru, para a democracia no Peru e para a democracia em todos os países que fazem parte desta organização", disse o embaixador durante uma reunião do Conselho Permanente da OEA, em Washington.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter