Logo Folha de Pernambuco

Vacinas

EUA expressa apoio a suspender patentes de vacinas anticovid

Segundo a representante comercial do país, Katherine Tai, as circunstâncias extraordinárias da pandemia exigem medidas extraordinárias

Representante comercial dos Estados Unidos, Katherine TaiRepresentante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai - Foto: Sarah Silbiger / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O governo do presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio a uma suspensão geral da proteção de patentes para as vacinas contra a covid-19 a fim de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo.

Embora os direitos de propriedade intelectual para as empresas sejam importantes, Washington "apoia a isenção destas proteções para as vacinas para a covid-19", disse a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, em um comunicado. 

"Trata-se de uma crise sanitária mundial e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de covid-19 exigem medidas extraordinárias", acrescentou.

Índia e África do Sul estão exigindo a liberação temporária de patentes de vacinas para acelerar a produção, mas alguns países são contra, incluindo a França, que defende o aumento das doações para as nações mais desfavorecidas.

As poderosas empresas farmacêuticas, por sua vez, se opõem em todo o mundo à suspensão de suas patentes, sob o argumento de que isso desencorajaria a realização de pesquisas caras.

Tai reconhece que as negociações na OMC "levarão tempo, considerando o caráter consensual da instituição e a complexidade das questões em jogo".

"O objetivo (...) é fornecer o máximo de vacinas seguras e eficazes ao máximo de pessoas o mais rápido possível", insistiu Tai, em meio a um avanço generalizado da pandemia, especialmente na Índia.

"O governo continuará a intensificar seus esforços, em colaboração com a iniciativa privada e todos os potenciais parceiros, para ampliar a fabricação e a distribuição de vacinas", acrescentou a embaixadora.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter