Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

EUA garante apoio a opositores frente a "repressão" na Venezuela

Blinken garantiu que os Estados Unidos "continuarão defendendo o retorno à liberdade democrática na Venezuela"

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken  - Foto: Kevin Mohatt / POOL / AFP

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, conversou por telefone nesta terça-feira (17) com os opositores venezuelanos María Corina Machado e Edmundo González Urrutia, a quem garantiu que Washington "continuará defendendo o retorno às liberdades democráticas" no país sul-americano.

"Blinken elogiou sua coragem e seu compromisso com os princípios democráticos frente à repressão brutal e adversidade", informou o Departamento de Estado, sem esclarecer se eles conversaram sobre um eventual reconhecimento de González Urrutia como presidente eleito.

O secretário de Estado garantiu que os Estados Unidos "continuarão defendendo o retorno à liberdade democrática na Venezuela, e que lutarão para garantir que a vontade dos eleitores venezuelanos seja respeitada e que o presidente Nicolás Maduro e seus representantes prestem contas por seus atos".

González Urrutia reivindica sua vitória nas eleições presidenciais de 28 de julho. A conversa com Blinken ocorreu dias após Washington impor sanções contra 16 funcionários venezuelanos por “fraude eleitoral”.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter