EUA impõem sanções à mídia estatal russa por arrecadar dinheiro para tropas de Moscou
A mídia estatal também criou sites que se fazem passar por portais de notícias legítimos para disseminar desinformação e propaganda na Europa
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira, 13, novas sanções à mídia estatal russa, RT, acusando o meio de comunicação do Kremlin de trabalhar em conjunto com os militares russos e realizar campanhas de arrecadação de fundos para pagar por rifles de precisão, coletes à prova de balas e outros equipamentos para soldados que lutam na Ucrânia.
Embora o canal RT tenha sido sancionado anteriormente por seu trabalho de disseminação de propaganda do Kremlin e desinformação, as novas alegações sugerem que seu papel vai muito além das operações de influência.
O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a RT é uma parte fundamental da máquina de guerra da Rússia e de seus esforços para minar seus aliados democráticos.
Leia também
• EUA ameaça Maduro com ações "adicionais" se atas eleitorais não forem publicadas
• Biden com boné de Trump e retórica anti-imigração marcam campanha única nos EUA
• Várias escolas são evacuadas em cidade dos EUA alvo de retórica antimigrante de Trump
A mídia estatal também criou sites que se fazem passar por portais de notícias legítimos para disseminar desinformação e propaganda na Europa, África e em outros lugares, disseram as autoridades. Eles dizem que a emissora também expandiu seu uso de operações cibernéticas com uma nova unidade ligada à inteligência russa.