Logo Folha de Pernambuco

TERRORISMO

EUA inclui neonazistas suecos em lista de terrorismo

O NMR é o maior grupo neonazista da Suécia, com filiais em Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia

EUA EUA  - Foto: Angela Weiss/AFP

Os Estados Unidos incluíram, nesta sexta-feira (14), em sua lista de atores do terrorismo internacional, um grupo neonazista que opera em países escandinavos e afirmaram estar "preocupados" com a ameaça dos supremacistas brancos em todo o mundo.

Trata-se do Movimento de Resistência Nórdico (NMR, na sigla em sueco) e três de seus líderes, entre eles Tor Fredrik Vejdeland, que promove uma doutrina abertamente racista e quer substituir as democracias escandinavas por um "Estado nórdico etnicamente unificado", afirmou o Departamento de Estado americano em comunicado.

O NMR é o maior grupo neonazista da Suécia, com filiais em Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia, onde está proibido desde 2020, advertiu Washington.

Fundado na Suécia em 1997, o grupo promove uma atitude "abertamente racista, anti-imigrante, antissemita e anti-LGBTQIA+", acrescentou.

O governo do presidente Joe Biden acusa membros e líderes desse grupo de terem realizado "ataques violentos contra opositores políticos, manifestantes, jornalistas e outros adversários designados como tais" e de organizar "treinamentos de combate".

"Os Estados Unidos continuam profundamente preocupados com a ameaça extremista violenta por motivos raciais ou étnicos em todo o mundo e estão comprometidos a enfrentar os componentes transnacionais da supremacia branca violenta", assinala o comunicado.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter