Logo Folha de Pernambuco

EUA

EUA irá impor novas sanções ao Irã e espera o mesmo de aliados

Na madrugada de sábado para domingo passados, o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones não tripulados

EUAEUA - Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (16), que imporá novas sanções ao programa de mísseis e drones do Irã após seu ataque no fim de semana contra Israel e afirmou que espera medidas semelhantes de seus parceiros e aliados.

"Nos próximos dias, os Estados Unidos vão impor novas sanções dirigidas ao Irã, incluído seu programa de mísseis e drones", assim como contra a Guarda Revolucionária e o Ministério da Defesa iranianos, anunciou, em um comunicado, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

"Antecipamos que nossos aliados e parceiros em breve nos seguirão e aplicarão suas próprias sanções", acrescentou.

"Essas novas sanções e outras medidas continuarão com um ritmo constante de pressão para conter e degradar a capacidade e eficácia militar do Irã e enfrentar todas as suas condutas prejudiciais", Sullivan.

Na madrugada de sábado para domingo passados, o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones não tripulados contra o território israelense, no que qualificou de represália por um bombardeio que destruiu seu consulado em Damasco e que Teerã atribuiu a Israel.

A maioria dos projéteis iranianos foi interceptada e foram registrados apenas danos.

O anúncio de Sullivan ocorre depois de a secretária americana do Tesouro, Janet Yellen, antecipar que são preparadas sanções e de o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmar que seu gabinete trabalha nisso.

Washington já recorreu a sanções econômicas para neutralizar as atividades do Irã, apontando a seus programas de drones e mísseis, assim como ao seu financiamento de grupos pró-iranianos, como o movimento islamista palestino Hamas, que lançou um ataque contra Israel em 7 de outubro.

Os mais de seis meses de guerra entre Israel e Hamas em Gaza desencadearam uma onda de violência no Oriente Médio, da qual participam estes aliados do Irã, que dizem agir em apoio aos palestinos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter