EUA, Japão e Coreia do Sul prometem resposta "forte" a teste nuclear de Pyongyang
Os três países "trabalharão juntos para reforçar sua capacidade de dissuasão", diz nota
Os governos de Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul prometeram, neste domingo (13), uma resposta "forte e firme" a qualquer teste nuclear por parte de Pyongyang.
Os líderes dos três países emitiram uma declaração conjunta após sua reunião trilateral no Camboja. Nela, o presidente americano, Joe Biden, prometeu mobilizar "toda gama de capacidades, incluindo as nucleares", para defender seus aliados.
Biden, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, "reafirmam que um teste nuclear norte-coreano será seguido por uma resposta forte e firme por parte da comunidade internacional".
Leia também
• Apostando em jovens no ataque, seleção brasileira chega como uma das favoritas ao título no Catar
• Russell vence corrida sprint do GP do Brasil de F1
• Brasil e Argentina estão entre os 5 países candidatos a presidir BID
Os três países “trabalharão juntos para reforçar sua capacidade de dissuasão”, diz a nota.
A Coreia do Norte fez uma série de lançamentos no início de novembro, incluindo o de um míssil balístico que caiu perto das águas territoriais da Coreia do Sul. Outro míssil balístico norte-coreano sobrevoou o Japão em setembro.
Pyongyang justificou suas ações pela atitude "agressiva e provocadora" de Seul e Washington, que realizavam, ao mesmo tempo, as maiores manobras militares aéreas de sua história.
Na segunda-feira (14), Biden deve se reunir em Bali com seu homólogo chinês, Xi Jinping, em paralelo à cúpula do G20, com a intenção de pedir-lhe que convença Pyongyang a não ir mais longe.