Logo Folha de Pernambuco

Mundo

EUA matam comandante do Estado Islâmico na Síria

Washington lidera uma coalizão internacional que luta contra o Estado Islâmico e realiza incursões e ataques periódicos contra o grupo

Forças curdo-árabes negociam saída de civis de reduto do EI na SíriaForças curdo-árabes negociam saída de civis de reduto do EI na Síria - Foto: Bulent Kilic/ AFP

O Exército dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (17) que matou um líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) durante um ataque na Síria, e que quatro soldados americanos ficaram feridos na operação, que ocorreu na noite dessa quinta-feira (16).

"O alvo, o líder do EI Hamza al-Homsi, foi morto", afirmou o Comando Militar dos Estados Unidos para o Oriente Médio (Centcom).

Os quatro soldados americanos feridos foram atingidos por uma explosão durante o ataque, que ocorreu no nordeste da Síria, e se recuperam no Iraque. Um cão que participou da operação também ficou ferido.

Washington lidera uma coalizão internacional que luta contra o Estado Islâmico e realiza incursões e ataques periódicos contra o grupo. Depois que os jihadistas perderam seus últimos pedaços de território para as forças locais lideradas pelos curdos e apoiadas pela coalizão, em 2019, a maioria de seus remanescentes se retirou para esconderijos no deserto da Síria.

Desde então, os jihadistas usam esses esconderijos para armar emboscadas contra as forças lideradas pelos curdos e as tropas do governo sírio, enquanto continuam organizando ataques no Iraque.

Em outubro de 2019, Washington anunciou a morte do líder do grupo EI Abu Bakr al-Baghdadi durante uma incursão das forças especiais americanas pelo noroeste da Síria. Seus dois sucessores também foram mortos, em diferentes operações.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter