Ucrânia

EUA nega pedido da Rússia para descartar uma adesão da Ucrânia à Otan

A carta entregue à Rússia nesta quarta-feira oferece "um canal diplomático sério se a Rússia o desejar", declarou o chefe da diplomacia americana

Putin e BidenPutin e Biden - Foto: ANGELA WEISS, ALEXEY DRUZHININ / AFP

Os Estados Unidos se negaram nesta quarta-feira (26) a excluir a possibilidade de uma adesão da Ucrânia à Otan, como era solicitado pela Rússia, mas ofereceu o que considera uma "via diplomática séria" para resolver a crise. 

A carta entregue à Rússia nesta quarta-feira oferece "um canal diplomático sério se a Rússia o desejar", declarou o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, e disse que estava pronto a falar com seu contraparte russo, Serghei Lavrov "nos próximos dias". 

"Deixamos claro que há princípios básicos que estamos determinados a manter e defender, inclusive a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, e o direito dos Estados a escolherem suas próprias disposições de segurança e alianças", afirmou o secretário de Estado americano à imprensa.

Blinken destacou que a resposta dos Estados Unidos não seria tornada pública "porque acreditamos que a diplomacia tem mais chances de êxito", mas divulgou alguns pontos.

"Sem entrar nos detalhes do documento, posso dizer-lhes que reitera o que Washington vem dizendo publicamente há semanas e em certo sentido há muitos anos: que defendemos o princípio da porta aberta na Otan", disse. 

"Falamos da possibilidade de medidas de transparência recíproca em relação a nossas posturas militares, assim como medidas para melhorar a confiança em relação aos exercícios e às manobras militares na Europa", acrescentou.

Neste documento, elaborado em coordenação com Kiev e os europeus, Washington também propõe relançar as negociações com a Rússia sobre o controle de armamentos, em particular sobre a questão dos mísseis estratégicos e as armas nucleares posicionadas na Europa.

Veja também

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza
Guerra

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza

Newsletter