Logo Folha de Pernambuco

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

EUA pede interrupção "temporária, localizada" da guerra entre Israel e Hamas

A pausa teria objetivos como entrada de ajuda humanitária e remoção de pessoas

Presidente americano, Joe BidenPresidente americano, Joe Biden - Foto: Brendan Smialowski/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu uma pausa humanitária no conflito entre Israel e o Hamas que poderia envolver uma interrupção de hostilidades "temporária, localizada", não um cessar-fogo total, de acordo com um alto funcionário da Casa Branca nesta quinta -feira (2).

Durante um evento de campanha na quarta-feira, um membro da plateia pediu ao presidente que convocasse um cessar-fogo, ao que respondeu Biden: “Acredito que precisamos de uma pausa”. Nesta quinta, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, esclareceu à imprensa o que poderia ser essa pausa mencionada.

"Uma pausa humanitária (...) é temporária, localizada e focada, focada em um objetivo específico ou objetivos, entrada de ajuda humanitária, remoção de pessoas", disse Kirby.
 

“A ideia geral é que, neste espaço geográfico, por um período de tempo limitado, teria uma interrupção das hostilidades, suficiente para permitir o que quer que esteja sendo visto”, acrescentou.

A Casa Branca havia anteriormente apelo feito por "pausas humanitárias" para permitir a entrega de ajuda em Gaza ou para realizar evacuações, mas até agora se decidiu a discutir um cessar-fogo, acreditando que isso apenas beneficiaria o Hamas.

“Não estamos defendendo por um cessar-fogo geral neste ponto”, confirmou Kirby. "Como disse antes, acreditamos que um cessar-fogo geral beneficia o Hamas, dando-lhe um rompimento e tempo para continuar esperando e executando ataques contra o povo israelense", explicou.

A guerra entre Israel e o Hamas começou há quase um mês, após o ataque sangrento perpetrado pelo Hamas em 7 de outubro. Em retaliação, o exército israelense foi bombardeado implacavelmente na Faixa de Gaza e lançou uma operação terrestre no enclave.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter